Nossos Cães

Cavalier King Charles Spaniel

Essa é a definição do cãozinho que  estará ao seu lado na alegria e na tristeza e que só quer colo e carinho!

O Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho extremamente fofo e grudento. Sim, ele é extremamente leal e apegado ao seu tutor!

Adora ter toda a atenção do mundo dedicada a ele, incluindo ficar horas e horas deitado no colo.

Mas esse é apenas um aperitivo de tudo que você irá descobrir sobre essa querida raça. Ficou curioso? Quer saber mais? 

Então, confira este guia completo sobre esse cãozinho.

Depois de ler tudo, a gente duvida que você não vá querer adotar um!
Esse cãozinho estará ao seu lado na alegria e na tristeza.

Condição física

O cãozinho dessa raça é bem enérgico e vai querer sempre a sua companhia. Apesar de ser bem alerta, o lugar favorito dele é no colo do tutor. Por isso, para que não fique com excesso de peso, é indicado que faça caminhadas diárias para que ele gaste toda a sua energia.
Mas tenha atenção! Muito destemido, esse cãozinho acredita ser capaz de fazer tudo, em qualquer lugar. Com um instinto de caçador, ele é curioso e adora encontrar um local novo e inusitado para explorar.

Filhotes

Você vai conhecer toda a energia desse cãozinho com ele ainda filhote. Desde os primeiros dias em casa, o pet se mostra extremamente ativo e adora brincar com todos ao seu redor, já se mostrando muito apegado à família.
Se está nos seus planos adotar um Cavalier King Charles Spaniel filhote, atente-se para todas as necessidades durante as primeiras semanas. Faça toda a vacinação necessária e realize exames médicos com o especialista de confiança. Assim, o pet terá uma vida feliz e longa!

 

É possível reconhecer um King Charles de longe e o principal motivo é a pelagem. Longa, sedosa e com leves ondulações apenas. Outra característica marcante é a franja, sempre abundante e linda.
Existem quatro variações de cores: preto e castanho, rubi, blenheim (marcas em castanho com o fundo branco pérola) e tricolor (preto, branco e algumas marcações em castanho). Os olhos são sempre grandes, redondos e escuros. Orelhas longas e marcadas com franjas abundantes.

A raça

Nível de fofura – Alto
Expectativa de vida – 15 anos
Média de altura – 30cm
Média de peso – 7kg

Variações dos cães spaniels

O surgimento da raça se deve ao fato de que tutores da época buscavam uma variedade menor dos cães Spaniels já existentes. Para que isso ocorresse, houve o cruzamento desses pets com raças chinesas de porte pequeno, como o próprio Pug.

Até chegar ao que conhecemos hoje como Cavalier King Charles Spaniel, houve diversas mudanças nos padrões da raça. Essas modificações foram cruciais para a demora de reconhecimento dos principais clubes de cinofilia.

Personalidade

Não vai precisar de muito tempo para você perceber o quão amável é o Charles Spaniel. Brincalhão, pegajoso, curioso e extremamente apaixonado pela família, essa raça, sem dúvida alguma, está entre as mais dóceis.
Mas, todo esse apego deve ser controlado, para não criar dependência. Cheio de energia, ele precisa gastá-la, por isso, procure sempre levá-lo diariamente para passeios, assim, ele não fica entediado em casa.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.

Convivência

Como já dissemos, o King Charles é totalmente família e a convivência com outras pessoas será o menor dos problemas. Até mesmo as visitas, caso receba muitas, serão tratadas como os melhores amigos deste cãozinho.
Porém, um cuidado importante é caso precise deixar ele sozinho. Tão ligado à presença humana, a solidão pode deixá-lo tristes e entediado. Então, procure sempre uma companhia para o seu companheiro, ou, pelo menos, algo que o distraia por bastante tempo.

Socialização

Independentemente do apego que esse cãozinho possui com outras pessoas, a socialização é algo que precisa ser trabalhada desde quando o cachorro Cavalier ainda for filhote e está se habituando ao novo ambiente.
Por isso, procure educar o cãozinho e trabalhar a socialização desde o início, principalmente com outros pets. Não que ele vá estranhar, ou algo do tipo. Aliás, não há dúvida de que ele irá conquistar outros amiguinhos, mas toda precaução é válida, concorda?

Escovação dos pelos

A escovação dos pelos do pet vai exigir uma atenção especial por parte de você, tutor. Por ser fino, longo e liso, serão necessárias escovações com maior frequência. Procure fazer ao menos três vezes por semana.
Utilize sempre uma escova específica para esse tipo de pelagem, se estiver com dúvida, converse com um médico-veterinário. Uma aparada nos pelos deve ser feita com frequência na região dos olhos e, com certa periodicidade, em todo o corpo.

Higiene

O principal cuidado com a higiene do pet, como comentamos acima, é com a escovação frequente dos pelinhos. Já os banhos podem demorar um tempo maior, então, procure banhá-lo uma vez por mês.
Atente-se em sempre escolher shampoos específicos para cachorros e de acordo com os pelos do seu animal. Além do banho, outro ponto importante na higiene do pet é o cuidado com as orelhinhas, que devem ser limpas semanalmente para evitar infecções.

Dentes

Muito comum na maioria das raças, o Cavalier Spaniel também possui propensão a ter problemas na região dentária, como o tártaro. Para evitar que isso aconteça, crie uma rotina de escovação dos dentinhos.

Unhas

É sempre importante estar atento ao tamanho das unhas do seu cãozinho. Quanto maior ela ficar, a probabilidade para ele se machucar ao se coçar também cresce. Porém, não corte muito para que não machuque a pele do pet.

A história do Cavalier King Charles Spaniel

Origem

O próprio nome da raça e o seu contexto histórico dá dicas sobre a origem desse amável cãozinho, o Reino Unido. Presente na corte europeia no século XVII, o Spaniel ganhou reconhecimento e popularidade, inicialmente, com a rainha Maria I, da Escócia e com os reis Charles I e II, da Inglaterra.
King Charles
A influência dos reis ingleses, principalmente Charles II, foi tão grande que, a partir daquele momento, o Cavalier ganhou “King Charles Spaniel” em seu nome. O amor do rei fez com que ele emitisse um decreto que permitia a presença de seus cãezinhos em lugares públicos, inclusive no parlamento.
Pós rei Charles
Após a morte do rei Charles II e o fim do seu mandato, em 1685, a popularidade da raça diminuiu. À época, outras raças de cães pequenos, como o Pug, começaram a se tornar a preferência da nova realeza. Porém, mais tarde, os Cavalier Spaniel voltaram a se popularizar em diversos outros países.

Reconhecimento

Depois de muitas tentativas por parte de entusiastas da raça, o Kennel Club resolver reconhecer o Cavalier King Charles Spaniel como uma raça distinta em 1945. Já no American Kennel Club (AKC), o reconhecimento foi mais tardio, apenas em 1995, 43 anos depois do primeiro cão da raça chegar aos EUA.

 

Cavalier King

Nossos Lindos Filhotes